INDIOMAS

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

5.1.2 DEFINIÇÃO TÉCNICA E FUNDAMENTAÇÃO QUÍMICA


  Para a produção de biodiesel é necessário um álcool e um catalisador, Podendo ser utilizado o etanol e o NAOH.
Os óleos e as gorduras animais são triglicerídeos, compostos por três cadeias de ácidos graxos (também chamados de ácidos gordos, possuem quantidade par de átomos de carbono) unidos a uma molécula de glicerina.
O processo químico consiste na transesterificação destes triglicerídeos, transformando as moléculas triglicerídeas em moléculas alcalinas. Este processo se da através das ligações feitas na mistura, equilibrando a mistura e separando a glicerina dos demais carbonos. O álcool deve ser misturado com o NAOH separadamente em pote de vidro ou de plástico HDPE, pois a mistura do acido com o álcool pode casar a dispersão de alguns gases que são nocivos a pele (recomenda-se precauções, como luvas e mascaras). A mistura no acido com o álcool é chamado de metroxido, este metroxido deve ser misturado ao óleo aquecido a 60ºc, recomendando que a temperatura nunca ultrapasse 70 e nem seja inferior a 40 pois passando a temperatura estabelecida, o metroxido pode evaporar, e em temperaturas inferiores, o tetroxido não causa a reação desejada. A mistura deve estar sendo misturada a todo o momento e a temperatura controlada constantemente.
 É necessário também estar atento as quantidades que serem atribuídas a cada elemento, para estabelecer as quantidades.


imagem 1

Como é mostrado na figura um as proporções serão sempre de 3\1 (três moléculas álcool, par uma de triglicerídeo). Sendo assim poderá ser utilizado na mistura 200ml de Etanol, para 1 litro de óleo saturado e 3,5 gramas de NAOH (soda caustica).
As proporções serão sempre equilibradas, como na tabela abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário